A essência da integridade.


Discurso sem prática é hipocrisia. E a hipocrisia me faz desacreditar profundamente da humanidade. Assegure seus valores, seus princípios mesmo quando toda situação for favorável para não fazê-lo: seja íntegro!
Integridade não se restringe em cumprir a etiqueta, em dar lugar ao velhinho, em "transparecer" ser correto. Ser íntegro transcende o visível, começa por ser coerente consigo mesmo, por tomar consciência do que verdadeiramente se quer.
Só fale quando tiver estrutura para certificar com suas atitudes seu discurso, do contrário você não passará de um imaturo. E perdoe-me a franqueza, mas dos imaturos me resguardo!

Camila Matos

Fé.


Fé que não é teimosia,

Fé que é saber esperar o tempo certo mesmo quando o relógio pareça não girar;

Fé que entrega tudo ao controle de quem não é palpável, mas é bem mais concreto do que tudo que se enxerga;

Fé que move montanhas e se encaixa em um coração;

Fé que se alegra quando tudo é choro;

Fé que descansa quando tudo é contrário;

Fé que aprende a transcender o provável;

Fé que se manifesta no que é mais simples;

Fé que ousa ser aquilo que ninguém mais é;

Fé que torna o impossível corriqueiro;

Fé que espera sabendo que chegará;

Fé que é certeza da esperança cumprida;

Fé que obedece mesmo quando a vontade é fugir;

Fé que não precisa de provas;

Fé que, extraordinariamente, é simplesmente fé;

Fé que acredita na vida quando vê o que ninguém mais nota;

Fé que acalma a alma;

Fé que quando é difícil prosseguir, dá a certeza de que o braço forte sustentará;

Fé que é inconfundível;

Fé que colore a vida dos que crêem, mesmo quando o mundo insiste em ser preto e branco;

Eu quero a fé que enxerga tudo novo, mesmo quando o velho impera;

A fé que sabe que nem tudo é sim, mas não se abate diante do não;

Eu quero fé, a verdadeira fé, aquela que não tem tamanho, tem intensidade;

Aquela que ri do impossível, que permanece firme mesmo quando tudo é desfavorável;

A fé que me torna cada dia mais fiel, que me faz ser a mesma e dá a certeza de não falar ao vento mesmo quando não consigo Te ouvir.

E essa a fé que eu quero: a verdadeira fé.


Camila Matos



O som que o silêncio me traz.


Nem sempre é tão simples falar quando se tem um turbilhão na cabeça. Enxurrada de sensações, saudades, sentimentos... Uma avalanche de emoções! É tanta coisa que fica complicado traduzir em limitadas palavras, nesse momento só o silêncio tem o tamanho exato pra tudo o que acontece.
No silêncio cabe o choro que fora contido, o riso das lembranças do que um dia foi concreto, a certeza de que lá na frente tudo ficará bem, de que toda situação é finita, tem prazo de validade! Só por meio do silêncio temos a grande oportunidade para refletir. Só calando podemos olhar pra dentro de nós e perceber o que precisa ser alterado, transformado, ajustado para que sejamos melhores.
Só o silêncio garante a audição perfeita para ouvir as estratégias certas vindas da pessoa certa, para agir, para ir em frente, para dar o passo quando necessário, para recuar quando for preciso.
Eis o meu momento: silenciar, ponderar, rever conceitos, me reconstruir, me garantir um tempo para ouvir o que se passa em mim e não mais o que os outros querem que eu revele ser. Sair um pouco da postura de forte e inabalável, ser sincera comigo mesma e assumir minha humanidade, minha fragilidade. Entender que todo mundo tem altos e baixos e que por isso mesmo todos tem direito a um momento para se reinventar, resgatar a essência que os problemas tentam manchar e não há melhor aliado para fazê-lo do que o silêncio.
Muito mais do que a ausência de ruídos, o silêncio transforma-se em esperança, na tentativa de olhar dentro dos meus próprios olhos, de ficar cara a cara com meu próprio eu, sem me importar com o que pensem ou conjecturem ao meu respeito. O meu silêncio é meu, tão somente meu. Meu espaço, meu momento, minha hora, minha oportunidade de reconstruir os castelos que as ondas derrubaram, de reescrever os textos que o tempo apagou, de permitir que renasçam os sonhos que as circunstâncias tentaram frustrar. É no silêncio que consigo ouvir o barulho de que uma nova história baterá à minha porta no tempo oportuno.

Camila Matos

O que faz bem.



"Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.
Prazer faz muito bem.
Dormir me deixa 0 km.
Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.
Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias.
Brigar me provoca arritmia cardíaca.
Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago.
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.
E telejornais... os médicos deveriam proibir - como doem!
Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem! Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde! E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda!
Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna.
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!
Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é melhor do que nada!"

Martha Medeiros

Não há nada melhor, nada melhor, nada melhor...



"Com o Bom Pastor eu sempre terei a certeza de pastos verdejantes, ainda que eu ande em vales sombrios."


Nunca estaremos livres dos problemas!
As circunstâncias chatas e os caminhos difíceis virão, mas a grande sacada é estar perto de quem lhe garante o sucesso! O melhor de tudo é saber que entramos numa guerra onde não importa quantas batalhas lutaremos ou quantas perderemos, ela acabará quando tivermos a vitória!

Por hoje é só!

Camila Matos

Mudar, mudar, mudar...!


Definitivamente o ser humano não tem uma relação muito amistosa com a mudança!(risos) Somos comodistas de mais pra gostar de mudar. Mudança requer disposição para sair da zona de conforto, crescer requer segurança pra abrir mão daquilo que temos como importante, essencial.
Tem um ano que minha vida passa por constantes e bruscas mudanças e posso afirmar: Não é lá muito confortável!!! Mas tenho aprendido a crescer com cada uma delas, a enxergar a vida de uma forma diferente e até mesmo a me enxergar de outra maneira.
Lidar com o novo pressupõe maturidade, e essa maturidade só obtemos se nos desafiarmos a mergulhar de cabeça no desconhecido. Confesso que não sou do tipo que gosta de arriscar, pondero muito minhas decisões antes de tomá-las, mas esses últimos tempos não tenho tido tempo para fazê-lo, as coisas tem acontecido numa velocidade tão grande que quando vejo já estou no meio do furacão!
O que me tranqüiliza é saber que não estou passando por isso em vão e que em nenhum momento eu estou só. Há Alguém que quer me ensinar, forjar o meu caráter, me amadurecer para que assim eu possa receber tudo quanto Ele tem pra me oferecer. Só através da maturidade que estou tendo a oportunidade de conquistar é que eu poderei experimentar, finalmente, tudo quanto tenho pedido a Ele.
Defino meus ultimos tempos como “momento carbureto”(risos), período em que Deus tem aumentado a minha responsabilidade e tem me capacitado para “dar conta” de tanta transformação em tão pouco tempo. E sabendo disso, só posso querer uma coisa: Se a mudança vem de Ti, Senhor, manda mais!

Por hoje basta!

Camila Matos.

Tudo bom, tudo bem!


Pra falar a verdade, não sei qual a real motivação para eu estar escrevendo aqui hoje, ultimamente tenho preferido guardar meus textos e pensamentos. Talvez seja uma forma de registrar e reconhecer tanta coisa boa que tem acontecido comigo. Apesar dos obstáculos e das dificuldades - que todo mundo enfrenta - tudo tem dado certo, tudo tem se encaixado nos seus devidos lugares.
Para muitos pode até parecer uma mera sucessão de coincidências, outros podem preferir chamar de destino. Eu não! Tudo quanto eu tenho vivido ultrapassa a mediocridade de sucessivos acontecimentos "ao acaso". O que tenho vivido tem explicação...Melhor! Tem motivo, razão: A fidelidade dAquele que tem por mim o maior amor do mundo!
Estou tendo a oportunidade de desfrutar da fidelidade/verdade da Sua Palavra. Posso experimentar do Seu cuidado pela minha vida ao passo que busco o Seu reino e Sua justiça. Posso ver tudo fluir corretamente enquanto O tenho como tesouro e deposito meu coração n'Ele!
Para alguns desavisados pode até parecer uma relação de barganha, um negócio do tipo "toma lá, dá cá", "se me der isso, te dou aquilo". NÃO! A explicação para que tudo ocorra bem quando estamos n'Ele, com Ele e para Ele é, que assim, damos legalidade e autoridade a Ele para agir conforme a Sua vontade que é Boa, perfeita e agradável.